Edição n. 5 - 10/12/2019

 
     
     
 

Nesta edição, você vai ver (clique no título para ir direto para a matéria):

Mensagem de Ano Novo
Rubens Belfort Jr. é eleito Presidente da Academia Nacional de Medicina
IPEPO no Mutirão do Diabetes em Itabuna
Reunião Conselho Administrativo IPEPO
Curso – Faco Refrativa para Todos
MBA em Gestão de Negócios em Oftalmologia
Boris Casoy entrevista Dr. Rubens Belfort Jr.
Ciência em Destaque
Prêmios 2020 da Academia Nacional de Medicina
Mande uma Frase
Leitura
Protocolo
SIMASP 2020

 
     
     
 

Mensagem de Ano Novo ::.

     
 

 
 
 
 
     
 

Rubens Belfort Jr. é eleito Presidente da Academia Nacional de Medicina ::.

     
 

Em 28 de novembro, ocorreu a eleição para a Diretoria da Academia Nacional de Medicina (ANM) para o biênio 2020-2021, e o Professor Rubens Belfort Jr., eleito, deixa sua marca como 66º presidente da instituição. Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, a Academia é a instituição científico-cultural mais antiga do Brasil, e já teve como Presidentes, outros importantes nomes da Medicina brasileira.

Rubens Belfort Jr., em 190 anos, é o primeiro presidente que reside fora do Rio de Janeiro. A eleição registrou um dos maiores índices de aprovação em eleições da ANM e reafirma o caráter nacional da instituição, que também é reforçado pelo fato de o Acadêmico ser membro de outras importantes instituições científicas nacionais, como a Academia Brasileira de Ciências. Antes de Belfort, o último presidente da ANM a ser membro das duas instituições foi o Dr. Olympio Oliveira Ribeiro da Fonseca, que presidiu entre os anos de 1961 e 1963. Eleito como Membro Titular em fevereiro de 1999, Rubens Belfort é Professor Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, é Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República e cientista nível 1-A do CNPq.

A solenidade de posse da nova Diretoria está agendada para o dia 3 de março de 2020.

A seguir, a composição da nova diretoria: Rubens Belfort Mattos Jr. (Presidente), José Galvão-Alves (1º Vice-Presidente), Omar da Rosa Santos (2º Vice-Presidente), Ricardo Cruz (Secretário-Geral), Carlos Eduardo Brandão Mello (1º Secretário), José Horácio Aboudib Jr. (2º Secretário), Oswaldo Moura Brasil (Tesoureiro), Milton Meier (1º Tesoureiro), Manassés Claudino Fonteles (Orador), Carlos Alberto Basílio (Diretor de Biblioteca), Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro (Diretor de Arquivo), Giovanni Cerri (Diretor de Museu), José Osmar Medina (Presidente da Secção de Medicina), José Camargo (Presidente da Secção de Cirurgia) e Marcello Barcinski (Secção de Ciências Aplicadas à Medicina).

 

Na foto: Acadêmicos Francisco Sampaio, Carlos Paiva Gonçalves Filho e Rubens Belfort Jr., durante o coquetel realizado após a eleição.

 
     
 
     
 

IPEPO no Mutirão do Diabetes em Itabuna ::.

     
 

O grande sonho de ver os alunos fazerem mais e melhor que os professores é representado pelo Dr. Rafael Andrade. Ele aprendeu rápido nos Mutirões de Diabetes iniciados há 20 anos na Escola Paulista de Medicina (EPM) e Instituto da Visão – IPEPO, com os oftalmologistas Dr. Paulo Henrique Morales, Dr. Michel Farah e por mim.
Nestes últimos 15 anos, o Dr. Rafael vem conseguindo realizar um movimento fantástico, divulgando a problemática e a solução para muitas das complicações da diabetes, inclusive a cegueira, atendendo à população pelo SUS. Dr. Rafael recebeu, anos atrás, a Medalha de Ouro Moacyr Álvaro, e vem honrando essa medalha, a cada ano.
O grupo da EPM que segue participando de tudo, sob a liderança do Dr. Paulo Henrique Morales, fica muito feliz em ver tantos colegas envolvidos de diferentes lugares. A responsabilidade social do médico é enorme, principalmente no Brasil. Não há desculpa para não agir. Dr. Rafael é um gigante, bem como o grande número de colegas que lá estão”, relata Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., presidente do IPEPO e Professor Titular de Oftalmologia da EPM/UNIFESP.

O Mutirão do Diabetes de Itabuna surgiu a partir da experiência vivenciada pelo Dr. Rafael Andrade durante seu curso de Especialização em Retina e Vítreo, feito no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, quando teve a oportunidade de participar das Campanhas de Retinopatia Diabética realizadas pelo Instituto da Visão - IPEPO. Esta foi a sua inspiração para começar o projeto na cidade de Itabuna, no interior do Nordeste Brasileiro, em 2004. Este projeto piloto transformou-se, ao longo dos anos, na maior Campanha de Combate ao Diabetes no Brasil, um grande modelo multidisciplinar de avaliação integrada das complicações do diabetes, com a participação de toda a comunidade. A Campanha contempla a realização de procedimentos médicos especializados, como exame de fundo de olho, do pé diabético, avaliação renal e cardiológica e, em casos mais graves, tratamento de retina com lazer, além de disponibilizar também uma grande Feira Educacional Multidisciplinar com serviços para mais de 15 mil pessoas, durante o evento.

Segundo o Dr. Rafael Andrade, doutor em Ciências Visuais pela EPM/UNIFESP e superintendente médico do Hospital Beira Rio, de Itabuna (BA), o Instituto da Visão vem sendo, ao longo de todos esses anos, um importante parceiro nos Mutirões de Itabuna, pois, além do importante apoio institucional, contribui com a participação de vários especialistas em retina e com a experiência em campanhas de retinopatia diabética, fundamentais na realização dos exames de aproximadamente 2 mil diabéticos em cada projeto.

O início de tudo o que fazemos com tanto orgulho no Mutirão do Diabetes de Itabuna veio com uma coisa chamada “o poder do ensino”, que tive a honra de aprender e me apaixonar, pela mobilização e atendimento de muita gente, nos famosos Mutirões do Olho Diabético, realizados na minha segunda casa, a Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Meus agradecimentos ao idealizador de toda esta história, Dr. Rubens Belfort Jr., meu grande farol na Oftalmologia, meu amigo, irmão e Professor, com quem aprendi que é possível ver além do alcance e que mudar o mundo é mudar a vida das pessoas, a quem tenho a honra de ter ao meu lado nesses mutirões, com essa equipe maravilhosa, para examinar milhares de pessoas que tanto precisam”, declara Dr. Rafael Andrade

 
     
 
     
 

Reunião Conselho Administrativo IPEPO ::.

     
 

Em 26/11/2019, aconteceu, no Auditório do Instituto da Visão - IPEPO, Reunião do Conselho Administrativo para apresentação do orçamento IPEPO 2020, apresentação dos trimestres/2019 (janeiro a setembro), aprovação de contas e balanço.

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Rubens Belfort Junior (Diretor-Presidente), Dr. Acácio Alves de Souza Lima (Conselheiro Administrativo), Sr. Amaury Guerrero (Conselheiro Administrativo), Dr. Paulo Schor (Vice-Presidente do Conselho Administrativo), Dr. Michel Farah (Conselheiro Administrativo), Sra. Silvia Saad (Conselheira Administrativa), Sr. Flávio Bitelman (Conselheiro Administrativo), Sr. Nelson Marques (Presidente do Conselho Administrativo), Sr. Antonio Manuel (Conselheiro Administrativo), Dr. Rubens Belfort Neto (Conselheiro Administrativo) e Dr. Mauro Campos (Conselheiro Administrativo).

 
     
     
 

Curso – Faco Refrativa para Todos ::.

     
 

Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro (6ª feira e sábado), o Instituto da Visão - IPEPO oferecerá o curso FACO REFRATIVA PARA TODOS, que será realizado no Maksoud Plaza Hotel.
Um curso bem diferente de tudo que você já viu! Faça a sua inscrição, clicando na imagem abaixo:

 
     
 
     
 

MBA em Gestão de Negócios em Oftalmologia ::.

 
   
 
     
 

Em novembro, os alunos do IPEPO, que fazem o curso de MBA em Gestão de Negócios em Oftalmologia, receberam aulas em dois finais de semana: nos dias 9 e 10, ministradas pela Profa. Márcia Carvalho de Azevedo, sobre o tema: Técnicas de Negociação; e nos dias 23 e 24, aulas ministradas pelo Prof. Marcel Oda, sobre o tema: Processos Relativos a Fornecedores.

Para dezembro, as aulas no dia 7, com o Prof. Márcio Marietto sobre Responsabilidade socioambiental da Organização, e no dia 8, com o Prof. Antônio Carlos Cavalcanti, com Overview I. 

 
     
 
     
 

Boris Casoy entrevista Dr. Rubens Belfort Jr. ::.

     
 

O programa É Notícia, edição do dia 26 de novembro, trouxe como convidado o Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., que falou ao jornalista Boris Casoy sobre a saúde ocular do brasileiro, as principais doenças oculares que ameaçam a população e sobre os cuidados diários que devem ser tomados para preservar a visão. Assista à entrevista na íntegra, clicando na imagem abaixo:

 
     
 
     
 

Ciência em Destaque ::.

 
 
     
 

Natural history of diabetic macular edema and factors predicting outcomes in sham-treated patients (MEAD study)

Este artigo, de coautoria do Dr. Rubens Belfort Jr. e outros, é muito importante porque descreve a história natural da retinopatia diabética sem tratamento. Existem poucos estudos mostrando a evolução da doença, e nesta fase onde laser e injeções de intravítreas são disponíveis, é cada vez mais difícil conhecer essas informações, tão importantes para julgar a utilidade dos tratamentos. Uma das dificuldades da medicina moderna é, justamente, entender quando os agentes terapêuticos são indicados e quando não precisam ser usados. Este é um trabalho, portanto, de bastante utilidade e que orgulha a equipe do IPEPO.

Clique na imagem para ler o artigo na íntegra.

 

 
     
 
     
 

Prêmios 2020 da Academia Nacional de Medicina ::.

     
 

Inscrições abertas – de 14 de agosto de 2019 a 31 de março de 2020

Os Prêmios da Academia Nacional de Medicina têm o objetivo de condecorar trabalhos inéditos que contribuam substantivamente para o conhecimento em alguma área da Medicina, podendo ser concorrentes médicos do País, individual ou coletivamente, obedecendo às características de cada Prêmio:

Prêmio Academia Nacional de Medicina, na Área de Ciências Aplicadas à Medicina;
Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina, (3 prêmios, sendo 1 de Cirurgia, 1 de Ciências Aplicadas à Medicina e 1 de Medicina), homenageando os seguintes presidentes, respectivamente: José Cardoso de Moura Brasil, Alfredo do Nascimento e Silva, Aloysio de Salles Fonseca;
Prêmio Antônio Austregésilo Rodrigues Lima - Melhor trabalho elaborado no Brasil sobre o Sistema Nervoso: Clínica, Patologia e Experimentação em Neurologia, Neuroendocrinologia ou Neurocirurgia;
Prêmio Carlos Chagas - Melhor trabalho elaborado no Brasil sobre Doenças Tropicais e Infecciosas;
Prêmio Madame Durocher - Melhor trabalho elaborado no Brasil sobre Obstetrícia, Ginecologia ou Puericultura intrauterina;
Prêmio Fernandes Figueira - Melhor trabalho elaborado no Brasil sobre Higiene Infantil ou Pediatria Médica;
Prêmio Miguel Couto - Melhor trabalho elaborado no Brasil sobre Patologia Humana ou Experimental.

Clique aqui e acesse as normas para apresentação dos trabalhos.
Inscrições: Academia Nacional de Medicina - Av. General Justo, 365/7º Andar, 20021-130, RJ Tel.: (21) 3970-8150, no horário das 10:00 às 18:00 horas. Serão aceitas inscrições por via postal.

 
     
 
     
 

Leitura ::.

 
 
     
 

A Dra. Carmen da Luz Pessuti, médica colaboradora do IPEPO e aluna do curso de MBA em Gestão de Negócios em Oftalmologia, indica a leitura do livro “Górgias de Platão"

(disponível para download pelo site Livros Grátis)

Um livro denso. Para mim, uma dimensão e profundidade do sofismo, como nunca atinha imaginado. A retórica puraCarmen da Luz Pessuti.

 
     
 
     
 

Mande uma Frase ::.

 
 
     
 

O IPEPO News lança nova editoria: “Mande uma frase”. Os leitores e colaboradores poderão participar, enviando frases de autores com os quais se identifiquem ou considerem que vale a pena uma reflexão.

Dr. Rubens Belfort Jr. mandou a seguinte frase:

 
     
 
     
 

Protocolo ::.

     
   
     
     
 

SIMASP 2020 ::.

     
   
     
 
     
 
 
     
 

EXPEDIENTE IPEPO News:

Edição e Revisão Final: Prof. Dr. Rubens Belfort Jr.
Produção e Redação: Rosângela Demetrio

Conselho Médico Editorial:
Bárbara N. Parize Clemente; Carmen da Luz Pessuti; Eric Pinheiro de Andrade; Heloisa Nascimento; Paulo Henrique Morales