Edição n. 9 - 9/04/2020

 
     
     
 

Nesta edição, você vai ver (clique no título para ir direto para a matéria):

OFTALMOLOGIA HUMANITÁRIA LEVA SAÚDE OCULAR À REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS
RESIDÊNCIA MÉDICA COM DIFERENCIAIS
PROGRAMA DE MENTORIA EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM OFTALMOLOGIA
INDICAÇÕES DE LEITURA
INSTITUCIONAL – UNIDADES

 
     
     
 

OFTALMOLOGIA HUMANITÁRIA LEVA SAÚDE OCULAR À REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS ::.

     
 

O Projeto Oftalmologia Humanitária continua a todo o vapor.  Esta edição aconteceu de 8 a 11 de março e teve como objetivo, atender às populações ribeirinhas de duas cidades do Amazonas: Urucará e Parintins. Em local recheado de folclore e tradições, a equipe de médicos oftalmologistas do Projeto conseguiu realizar por volta de 150 cirurgias de catarata e pterígio.

A equipe era composta por grandes nomes da oftalmologia, como: Dr. Jacob Cohen, Dr. Marcos Cohen, Dr. Rubens Belfort Jr., Dr. Lincoln de Freitas, Dr. Fernando Drudi, Dra. Barbara Clemente, Dr. Miguel Burnier Jr., Nora Burnier, Dr. Gustavo Saraiva, Dr. Lenilson Moreira, Dra. Johanna Wiedeman, Dr. Peter Wiedeman, Dr. Al Sommer, Dr. Jose Luiz Gomes do Amaral, Dr. Júlio Casoy, Dr. Acácio Lima Filho, Laura Nishimura, Leticia Lafeta, Conceição Sardinha, Bruno Augusto, Sergio Viana, Tomas Ferraz, Fabiana, Frank e Nilda Carvalho.

Foi uma união de profissionais de renomadas entidades, como: Universidade Federal do Amazonas, Fundapi, Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo, Instituto da Visão - IPEPO e Alcon, com estrangeiros da Alemanha, Estados Unidos e Canadá, que juntos levaram saúde ocular de qualidade às populações ribeirinhas, tão carentes de acesso.

O Projeto foi um sucesso. Durante a expedição, o Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., presidente do Instituto da Visão - IPEPO e da Academia Nacional de Medicina, foi homenageado e recebeu prêmio de Cidadão Parintinense, pelo bem que vem fazendo há tantos anos à cidade de Parintins. A noite da premiação foi marcada por um jantar com a participação do prefeito e autoridades locais e apresentação do tradicional folclore da cidade, que mostrou o Boi Caprichoso e o Boi Garantido.

O jornal Correio Braziliense publicou matéria sobre o Projeto Oftalmologia Humanitária, disponível para leitura clicando aqui.

 
 
 
 
     
 

RESIDÊNCIA MÉDICA COM DIFERENCIAIS ::.

     
 

“Mais que uma Residência Médica, no Instituto da Visão – IPEPO terei oportunidades”. Foi o que afirmou o Dr. Cristiano Urbano Becker, residente (R1) do Instituto, referindo-se principalmente à oportunidade de integrar, durante a Residência, a equipe de oftalmologistas da casa em expedições pela Amazônia. Aprovado em três serviços paulistas de Residência em Oftalmologia, Cristiano optou pelo IPEPO por saber que poderá vivenciar experiências ímpares, que vêm ao encontro de seus objeti vos enquanto médico.

“Não foi uma escolha fácil”, relata o residente. “Fiquei muito animado com o serviço do IPEPO quando fui conhecê-lo, primeiramente pela receptividade e pela proposta de uma residência nova e diferente, numa empresa no terceiro ano de seu Programa de Residência Médica em Oftalmologia, que oferece abertura para que eu possa crescer junto com a equipe da casa. Além disso, pesou também a oportunidade de conhecer outros lugares, escolas maiores, parceiras do Instituto, outros residentes e participar de expedições pelo Brasil. No IPEPO, vi que eu não seria apenas mais um residente”.

O Programa de Residência Médica do Instituto da Visão - IPEPO é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica / MEC e coordenado pelo Prof. Dr. Eric Pinheiro de Andrade. São oferecidas duas vagas anuais, por meio de processo seletivo do Sistema Único da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Além do Dr. Cristiano, a Dra. Raíssa do Carmo também é R1 do IPEPO em 2020.

 
     
 
     
 

PROGRAMA DE MENTORIA EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – VISÃO E OFTALMOLOGIA Porque alçar voo com segurança é muito melhor ::.

     
 

O Instituto da Visão – IPEPO está lançando um Programa de Mentoria, desenvolvido para aprimorar projetos tecnológicos, direcionar planos de comercialização e escalar iniciativas empreendedoras na área da visão. O Instituto fornecerá sua estrutura e ampla rede de contatos, além da expertise em desenvolvimento tecnológico, desde as fases iniciais do projeto até as mais avançadas, incluindo transferência de tecnologia e possibilidade de prospecção de parceiros nacionais e internacionais, para as propostas com alto potencial de aplicação, a curto prazo, na área oftalmológica.

Inicialmente, as reuniões serão virtuais, para identificar a maturidade da tecnologia e direcionar a ideia, ou a pesquisa, para o melhor rumo, objetivando a sua efetiva concretização e aplicação.
O IPEPO entende que inovação é utilizada por grande parte da sociedade, podendo ser aplicada em políticas públicas, nas empresas ou na própria sociedade. Desta forma, o contato de pessoas com ideias inovadoras será muito bem-vindo. Projetos deverão ser enviados para o e-mail: mentoria@institutodavisao.org.br  e contarão com total confidencialidade.

“Vamos receber e conectar pessoas com especialistas do mundo todo, ou por meio de patentes, ou ajudando a escrever acordos e a fazer negociações, ou, eventualmente, investindo nessas ideias. Vamos fazer uma avaliação, o direcionamento das tecnologias que poderão ser apresentadas, com bastante amplitude. Nosso grupo é multidisciplinar e muito bem conectado”, explica Paulo Schor.

O Programa de Mentoria em Inovação Tecnológica do Instituto da Visão – IPEPO tem como coordenadores:
Dr. Paulo Schor, diretor da Agência de Inovação da Universidade Federal de São Paulo, experiência em inovação aberta e tecnológica, fundação e mentoria de startups;
Dr. Acácio Lima, empresário empreendedor e inovador de sucesso da oftalmologia há 50 anos;

Dr. Rubens Belfort Jr., um dos ícones de mais relevância da oftalmologia mundial, que conta a maior rede de contatos da América Latina e reconhecimento internacional.

 
     
 
     
 

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM
OFTALMOLOGIA ::.

     
 

Os alunos do MBA em Gestão de Negócios em Oftalmologia tiveram um mês de março intenso, com aulas especiais e apresentação de trabalhos.
Dia 7, Prof. Dr. Marinho Scarpi ministrou aula sobre o tema Gestão de Processos Clínicos – Protocolos; e coordenará os grupos que farão a apresentação de um resumo do Plano de Negócio;
Dia 8, Profs. Drs. Paulo Schor e Vagner Rogério dos Santos, aulas com o tema: Tecnologia Oftálmica e Tecnólogos Oftálmicos nas Organizações. Falaram também: Prof. Dr. Filipe de Oliveira, Dr. Rodrigo Galvão Viana e Dra. Renata Moreto.
Dia 14, Profs. Drs. Marinho Scarpi e Eduardo Regonha apresentaram aula especial com o tema:  Estratégias de Custo-Efetividade-Lucratividade no Diagnóstico e Tratamento de Doenças da Retina, Glaucoma, Catarata e Refrativa;
Dia 15, especialistas fizeram apresentações de suas Organizações sem fins lucrativos em Oftalmologia, mas com lucro social e legitimação incontestáveis, além de fornecerem orientações técnicas sobre implementação, captação de recursos, projetos e programas e outras.

Esperamos que os alunos retornem em breve às suas aulas e atividades curriculares. Entretanto, as aulas de abril e maio foram adiadas, devido à pandemia mundial de Covid-19.

 
     
     
 

INDICAÇÕES DE LEITURA ::.

 
 
     
 

O Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, membro do Conselho de Administração do Instituto da Visão – IPEPO e presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, está lendo o livro Dez Tipos de Inovação, que indica aos leitores do IPEPO News.

O Dr. Vespasiano Nunes Rebouças dos Santos, oftalmologista da EPM/UNIFESP que atua em Salvador (BA), está lendo o livro Are You Indispensable? que também foi editado na língua portuguesa.

 
     
 
     
 

INSTITUCIONAL – UNIDADES ::.

 
 
     
 

Nesta edição do IPEPO News, daremos início à apresentação das 5 unidades do Instituto da Visão - IPEPO, começando por Unidade São Miguel Paulista e Unidade Várzea do Carmo. Nas próximas edições, apresentaremos as Unidades de Itaquera, Vila Clementino e Centro Cirúrgico.
 
Unidade São Miguel Paulista
Hospital Dia Rede Hora Certa
Tipo de Atendimento: Sistema Único de Saúde
Funcionamento: Segunda a Sexta-Feira, das 7h00 às 16h00
Endereço: Rua Prof. Antônio Gama de Cerqueira, 347 - São Miguel Paulista – São Paulo/SP
Contato: Tel.: (11) 2956-9099
Coordenador – Dr. Fernando Drudi 

Em 2018, o Instituto da Visão - IPEPO ampliou o plano de trabalho do Convênio SUS com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visando à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das diversas doenças oculares, com resolubilidade no atendimento e proporcionando melhoria da qualidade da assistência à saúde ocular prestada à população da Regional Leste do Município de São Paulo. 

Em 2019, o Convênio passou a incluir em seu plano de trabalho, cirurgias de vitrectomia para tratamento das doenças retinianas, com a realização de 13 cirurgias por mês, o que permitiu um enorme avanço no tratamento oftalmológico dos pacientes da Zona Leste de São Paulo.  Também mensalmente, são realizadas 282 cirurgias de facectomia com implante de lente intraocular (cirurgia de catarata), fotocoagulação a laser e diversos exames ambulatoriais.

“A parceria entre o IPEPO e a SMS tem possibilitado um grande avanço, tanto na prevenção da cegueira, quanto no tratamento de doenças oftalmológicas complexas, na cidade de São Paulo”, declara Dr. Fernando Drudi, coordenador da Unidade.

Unidade Várzea do Carmo
Ambulatório de Especialidades
Tipo de Atendimento: Sistema Único de Saúde | Clínico e Cirúrgico
Funcionamento: Segunda à Sexta-Feira, das 7h00 às 16h48
Endereço: Rua Leopoldo Miguez, 327 - Cambuci - São Paulo/SP
Contato: Tel.: (11) 3385 7028
Coordenador – Dr. Flávio Kara José 
Vice-coordenador: Dr. Vinícius Saraiva

O Instituto da Visão - IPEPO passou a atuar no Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo com a criação do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Doenças da Retina e Glaucoma. O Convênio com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo visa a diagnosticar e tratar essas doenças oftalmológicas por meio da assistência de qualidade.

“Trabalhar no ambulatório Várzea do Carmo é uma satisfação, pois o lugar proporciona excelência no atendimento oftalmológico, tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento. O objetivo da nossa equipe é fornecer assistência de qualidade com muito profissionalismo e respeito ao paciente”, declara Dr. Flávio Kara José, coordenador da Unidade.

 
     
 
 
 
 
 
     
 

EXPEDIENTE IPEPO News:

Edição e Revisão Final: Prof. Dr. Rubens Belfort Jr.
Produção e Redação: Rosângela Demetrio

Conselho Médico Editorial:
Bárbara N. Parize Clemente; Carmen da Luz Pessuti; Eric Pinheiro de Andrade; Heloisa Nascimento; Paulo Henrique Morales