1º de Outubro – Dia Nacional e Internacional do idoso – IPEPO – Instituto da Visão

1º de Outubro – Dia Nacional e Internacional do idoso

Todo indivíduo com mais de 60 anos é chamado de Idoso. É uma faixa etária que aumenta cada vez mais, graças aos avanços da medicina e cuidados individuais, tais como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos adequados. Esses são fatores que agregam qualidade de vida e bem-estar, envolvendo não somente o indivíduo, mas também a família, sendo benéfico para todos.

Todavia, algumas alterações oculares ocorrem no processo do envelhecimento. Algumas dificuldades visuais podem surgir, tais como a dificuldade em focalizar objetos próximos, dirigir à noite, fotofobia, visão embaçada. Esses sintomas podem ser da catarata, uma turvação do cristalino, que é a lente transparente do olho.

Quando estes fatores interferem nas atividades normais do indivíduo, é necessária a consulta oftalmológica, momento de exames acurados, que podem diagnosticar doenças silenciosas, que não apresentam sintomas, mas também a catarata, maior causa de cegueira tratável no mundo.

Atenção: Não existem medicamentos que possam tratar a catarata. O tratamento é sempre cirúrgico, pois compreende a substituição do cristalino.

No IPEPO, oftalmologistas experientes estão aptos a realizar exames oculares sob todos os protocolos de cuidados recomendados. Uma boa condição visual é necessária até como segurança das pessoas, devolvendo a autonomia para o seu dia a dia.