ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA ASSUME PRESIDÊNCIA DA ALANAM – IPEPO – Instituto da Visão

ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA ASSUME PRESIDÊNCIA DA ALANAM

Foi realizada, no dia 24 de outubro de 2020, integralmente on-line, a XXV Reunião do Conselho Consultivo da Associação Latinoamericana de Academias Nacionais de Medicina, Espanha e Portugal (ALANAM). Fundada em 1967, a instituição reúne representantes de 15 países e tem o Brasil como um de seus países fundadores.

Na parte da manhã, foi realizada a etapa científica do evento, que contou com uma breve apresentação de cada um dos países com relação à situação da pandemia em seus contextos nacionais. Em sua fala, o Presidente da Academia Nacional de Medicina, Dr. Rubens Belfort Jr., destacou a importância da prática de uma ciência baseada em evidências e do desenvolvimento de uma estratégia diagnóstica clínica e laboratorial que permita condutas cada vez mais eficazes.

Na segunda etapa do evento, voltada para os desdobramentos administrativos da reunião, foi realizada a passagem da presidência da instituição, exercida nos últimos dois anos pelo Dr. Horacio Toro Ocampo, representante da Bolívia. Empossado, o Dr. Rubens Belfort Jr. proferiu breve discurso, no qual ressaltou a importância da integração entre os países da região e a responsabilidade de instituições como a ALANAM na promoção de uma estratégia de combate à covidemia, levando-se em consideração as particularidades regionais em aspectos econômicos, sociais e demográficos. Além do Dr. Rubens Belfort, também tomou posse como Secretário Adjunto o Dr. José Augusto Messias, Membro Titular da Academia Nacional de Medicina com reconhecida atuação como delegado da ANM na ALANAM ao longo dos anos. A gestão do Brasil à frente da ALANAM também contará com o suporte do Acadêmico Paulo Buss, também Membro Titular e ex-Presidente da Fiocruz (2000-2008).

A etapa científica da reunião está disponível na íntegra no YouTube e pode ser acessada por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=14QXmG6H4kY

Mais informações, também pelo link: https://www.anm.org.br/anm-eleita-sede-da-alanam/