Dia Nacional do Cego – IPEPO – Instituto da Visão

Dia Nacional do Cego

Em 1961, o presidente em exercício, Jânio Quadros, instituiu o Dia Nacional do Cego ou Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual no Brasil.

Comemorado todos os anos, em 13 de dezembro, a data objetiva diminuir o preconceito e a discriminação, assim como, aumentar a integração dos deficientes visuais incentivando o princípio de solidariedade humana.

O dia também é um momento a se destacar a importância do diagnóstico prematuro, pois muitos casos de cegueira, quando não congênitos, poderiam ser evitados com prevenção e tratamento precoce.

É fundamental ainda que lutemos por uma sociedade que respeite as diferenças e seja mais inclusiva – e uma das formas mais importantes de assegurar isso foi a criação do Sistema Braile de leitura e escrita pelo francês Louis Braille, em 1925.

Hoje, estima-se que Brasil tenha mais de 7 milhões de pessoas com deficiência visual, por isso, ainda há um grande caminho a se percorrer na garantia de direitos e pela autonomia das pessoas com deficiência visual.

O IPEPO, com seus diversos projetos e atendimento pelo SUS está empenhado em mudar esse cenário com mais de 30 anos de dedicação e cuidado com a visão da população brasileira.

Conheça nossos trabalhos em https://www.institutodavisao.org.br/