Fellowship Retina e Vitreo – 2024 – IPEPO – Instituto da Visão

Resultado do processo seletivo

  • Luca Bongiovanni de Miranda Gonçalves 
  • Jonas Eduardo Nunes Franco Neto 

Suplentes

  • Leandro Augusto Rocha Cavalcante
  • Matheus Silva de Moraes
  • Pedro Henrique Ortega de Marco
  • Vitor José Gonçalves Gonçalves Martins
  • Caio César Rodrigues Chaves
  • Roberto Ribeiro de Guedes Vaz

Coordenadores

  • Dr. André Maia
  • Dr. Eric Pinheiro de Andrade
  • Dr. Maurício Maia
  • Dr. Michel Eid Farah
  • Dr. Nilva B. Moraes
  • Dr. Paulo Henrique Morales
  • Dr. Renato M. Passos
  • Dr. Rubens Belfort M. Jr.
  • Dr. Vinicius Saraiva

1. O PROGRAMA DE FELLOWSHIP EM RETINA E VÍTREO

Seguindo as recomendações da Resolução CNRM nº 2/2006, de 17 de maio de 2006, este projeto foi estruturado para uma capacitação prática majoritária sem, contudo, abster-se de sua fundamentação teórica para adequada capacitação de profissionais médicos a partir das análises das necessidades de mais médicos formados na área de Oftalmologia que vem contribuir para o fortalecimento da força nacional do Sistema Único de Saúde.
O compromisso é formar profissionais qualificados, que demonstrem consciência da realidade social, política, econômica e cultural, equipados com instrumental técnico-científico, que lhes permita atender às suas necessidades e atuar positivamente na sociedade, como agentes transformadores. Sob essa óptica, as três funções do ensino – Ensino, Pesquisa e Extensão sintetizam o esforço para imprimir uma ação transformadora do indivíduo. Nossos médicos atuarão em todas as esferas de atendimento (SUS, Medicina Complementar e pacientes “particulares”).


2. OBJETIVOS E METAS

2.1 Visão

Ser reconhecido pela excelência de sua participação na transformação da sociedade, contribuindo para a formação do sub-especialista em Retina e Vítreo e também do cidadão, na sua realização pessoal e profissional.

2.2 Missão

Desenvolver ensino, pesquisa e assistência de qualidade; gerar e transmitir conhecimentos e interagir com a sociedade, visando a seu benefício, através de ações educacionais e sociais.

2.3 Valores

  • Competência.
  • Confiabilidade.
  • Comprometimento.
  • Respeito à pluralidade de ideias e à liberdade de expressão.
  • Transparência nas relações profissionais.
  • Preservação de princípios éticos e morais.

2.4 Objetivo Geral.

Capacitar o médico oftalmologista em seu processo de ensino e aprendizagem clínico-cirúrgica na sub-especialização de Retina e Vítreo.

2.5 Objetivos específicos do Programa de Fellowship em Retina e Vítreo.

  1. Capacitar para promoção da saúde ocular na comunidade nos níveis primário, secundário e terciário e capacitar para desenvolver programas e projetos de prevenção de cegueira relacionados às patologias retinianas mais prevalentes na comunidade (incluindo mutirões)
  2. Capacitar para reconhecer, diagnosticar e tratar todas as patologias retinianas dentro das limitações de cada esfera de serviço (SUS, prestadoras de saúde, particulares e demais projetos e parcerias).
  3. Capacitar o fellow para a interpretação detalhada dos exames complementares mais comuns na área como retinografia, angiofluoresceinografia, tomografia de coerência óptica (OCT), angio-OCT, indocianinografia, microperimetria e outros.
  4. Habilitar para o desempenho cirúrgico em Retina e Vítreo nas suas mais variadas técnicas e modalidades: vitrectomia via pars plana (VVPP), retinopexia, introflexão escleral, pneumática, injeção intravítrea, crioterapia, fixação de lente intraocular e outras. O aperfeiçoamento em cirurgia de catarata também está incluído, porém o domínio da técnica de facoemulsificação será exigido como pré-requisito.
  5. Habilitar o fellow para realização de fotocoagulação a laser nas suas mais variadas aplicações e modalidades. Reconhecer a importância do domínio desta técnica na prevenção à cegueira.
  6. Capacitar para elaborar pesquisa bibliográfica, elaboração de trabalhos científicos e apresentações em aulas e congressos. Constitui uma parte importantíssima e obrigatória do 1° ano do fellow a participação nas atividades de pesquisa em diversos estudos em desenvolvimento no setor ou vinculadas a ele, no papel de sub-investigador, já que o foco em pesquisa é uma das prioridades do IPEPO. O fellow receberá gratuitamente todos os treinamentos e certificações exigidas pelos diversos patrocinadores.

3. METODOLOGIA

O aprendizado do médico oftalmologista fellow em Retina e Vítreo é baseado em sua prática diária nos ambulatórios, centros de pesquisa, diagnóstico e centro cirúrgico. As atividades serão desenvolvidas em diversos locais, sob supervisão e responsabilidade direta dos responsáveis em cada setor. São eles:

  • Unidade Sede – Vila Clementino
    Rua Borges Lagoa, 1083 – 11º andar – Vila Clementino – São Paulo/SP.
    Preceptores: Dr. Renato Passos, Dr. Paulo Henrique Morales.
    Atividades: pesquisa clínica, atendimento ambulatorial e centro cirúrgico. 
  • Centro cirúrgico – Vila Clementino
    Rua Pedro de Toledo, 597 – Vila Clementino. São Paulo/SP.
    Preceptores: Dra. Renata Bertazzi, Dra. Amanda Oliveira (ex-fellows)
  • Centro cirúrgico – Jardim Europa
    Rua Prof. Artur Ramos, 96 – Jardim Europa. São Paulo/SP
    Preceptores: Dr. Renato Passos, Dr. Huber Vasconcelos
  • Unidade Itaquera
    Rua Porto Xavier, 66 – Itaquera – São Paulo/SP.
    Preceptor: Dr. Carlos Matos Neto
    Atividades: atendimento ambulatorial, laser e triagem cirúrgica.
  • Unidade Várzea do Carmo
    Rua Leopoldo Miguez, 327 – Cambuci – São Paulo/SP.
    Preceptores: Dr. Vinicius Saraiva, Dr. Rodrigo Dompieri
    Atividades: atendimento ambulatorial, laser, centro cirúrgico e injeções intravítreas.
  • Centro Oftalmológico São Paulo (CEOSP)
    Av. Ibijaú, 331 – 2º ao 5º andar – Moema – São Paulo/SP.
    Preceptor: Dr. Michel Eid Farah
    Atividades: atendimento ambulatorial, laser, centro cirúrgico e injeções intravítreas.
  • Retina Clinic
    Unidade Estados Unidos: Rua Estados Unidos, 1881 – São Paulo/SP.
    Unidade Gabriel: Al Gabriel Monteiro da Silva, 987 – São Paulo/SP.
    Preceptor: Dr. André Maia
    Atividades: atendimento ambulatorial, laser, centro cirúrgico, injeções intravítreas e pesquisa.

4. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS – DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA.

As atividades semanais para os fellows do primeiro ano (E1) são distribuídas entre as 7 unidades principais descritas no item anterior e detalhadas na escala abaixo, totalizando 10 períodos de segunda a sexta-feira e eventualmente sábados quando houver cirurgias ou pós-operatórios. O foco no 1° ano é em atividades clínicas (atendimento ambulatorial e pós-operatórios, triagem cirúrgica, laser) e pesquisa clínica, com algumas participações em centro cirúrgico, sempre acompanhado do preceptor ou fellow do 2º ano.

As atividades semanais para os fellows do segundo ano (E2) detalhadas na escala abaixo tem um foco maior no aprendizado cirúrgico, possuindo uma média de 5 a 6 períodos cirúrgicos semanais nas unidades Vila Clementino e Várzea do Carmo. Os demais períodos são preenchidos com atividades de ambulatório, pesquisa clínica, estudos autônomos e preparação de aulas e seminários. Espera-se que no 2° ano o fellow já tenha plena autonomia para condução dos casos cirúrgicos cotidianos, ressaltando-se a obrigatoriedade de discutir as indicações cirúrgicas e casos mais complexos com os preceptores. Casos complexos ou o aprendizado de novas técnicas deverão ser supervisionadas pelo preceptor, lembrando sempre do foco absoluto no bem-estar do paciente.

Atividades complementares:

4.1) Rodízio nas maternidades Santa Joana ou Pro-Matre sob supervisão da Profª Dra. Nilva Bueno S. Moraes. Atividades realizadas atualmente às quintas-feiras de manhã. O fellow será capacitado para realizar a triagem, acompanhamento e tratamento de recém-nascidos (retinopatia da prematuridade). A duração deste estágio ficará a cargo da disponibilidade da Dra. Nilva e a princípio, os fellows se revezarão a cada 2 meses.

4.2) Retaguarda das maternidades. Os fellows entrarão numa escala de rodízio (esquema de plantão) com cerca de 8 médicos para cobrir as interconsultas nas maternidades supracitadas, sempre com a supervisão remota e respaldo da Dra. Nilva.

4.3) Atividades de Pesquisa. O IPEPO, bem como seus afiliados, possui intensa atividade acadêmica e de pesquisa nacional e internacional, além de inúmeras parcerias com empresas privadas, universidades e outras instituições (ex: Icesp, Apellis, Iveric Bio, Alvotech). Espera-se que o fellow do IPEPO compartilhe deste entusiasmo e participe ativamente das atividades científicas da instituição, incluindo a participação e autoria em publicações científicas de alto impacto. É grande a possibilidade de continuar o treinamento no exterior no pós-fellow, bem como de ingressar na pós-graduação (nível Doutorado) pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e o fellow terá todo o incentivo e apoio da instituição e seus preceptores.

Escala de atividades

Abaixo segue a escala atualizada (vigente em Outubro 2023) com carga horária de 10 períodos no 1º ano e 6 períodos no 2º ano, excluindo-se possíveis períodos extras de reuniões científicas, simpósios, webinars, mutirões e outras atividades excepcionais. Legenda: E1A e E1B: fellow ou estagiário do 1° ano são em dois, e revezam a cada 2 meses ou 8 semanas. E2: fellow ou estagiário do 2° ano são em dois, rodam juntos exceto revezamentos descritos na tabela.

Cada fellow terá direito a 15 dias de férias por ano, informados com antecedência mínima de 3 meses. O próprio fellow terá a responsabilidade de avisar todos os setores acerca do período de sua ausência, se certificando que as atividades essenciais sejam cobertas pelos demais fellows

 SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
VarzeaME1A / E2E1AE1AE1A E2 
T    
ItaqueraM E1B  E1A 
T   
Faria Lima (CC)M     E1***
T    E1B  RenatoE1B  Huber  *E2 15/15d (CC Amanda/Renata)  
V. ClementinoME1B (pesquisa) E1B (pesquisa) E1B (pós-op)E1 pós-op
T   E2 (CC Carlos)
CEOSPM      
T *E2 15/15dE1BE1A  
Retina ClinicM      
T  E1A   
Reunião EPMM   E1B  
ROP – Dra. Nilva**M   E1B  
Observações: 
* E1A e E1B invertem posições a cada 2 meses. E2 rodam juntos exceto revezamentos descritos na tabela
** Estágio ROP só se inicia no 2º semestre. Antes disso E1B participa da reunião EPM às quintas manhã
*** E1A e E1B  rodiziar com Dr Huber nas cirurgias em eventuais sábados a combinar
**** Terça à tarde: E1A Dr Renato CC H.Olhos (extraoficial)

5. AVALIAÇÃO, AUTOAVALIAÇÃO E CONTROLE DE FREQUENCIA

Mensalmente cada fellow deverá preencher formulário (modelo disponibilizado no ato da matrícula) contendo sua autoavaliação, controle de frequência e eventuais feedbacks dirigidos por escrito à coordenação do fellow e secretaria de Ensino. A avaliação de seu desempenho, proatividade, destreza cirúrgica, conduta ética e trabalho em equipe serão constantemente avaliados pelos preceptores, coordenadores e colaboradores do Ipepo com os quais mantém contato diário.

 Espera-se do fellow excelente habilidade de comunicação entre os pares (fellows e residentes), preceptores e professores. Espera-se que sejam ágeis em responder mensagens e e-mails, principalmente quando disser respeito a atividades do Ipepo. Os residentes do Ipepo também irão rodar eventualmente nos mesmos locais (Itaquera, Várzea do Carmo) e os fellows deverão auxiliar em sua orientação sempre que possível.

Eventuais infrações, desvios de conduta (atrasos frequentes, faltas injustificadas, desrespeito com pacientes, colegas ou preceptores), situações de imperícia médica ou má conduta etc serão tratados, num primeiro momento, diretamente entre preceptor/coordenador e fellow antes de levar o problema às instâncias superiores (secretaria de Ensino, Dr. Rubens Belfort).

6. INGRESSO E PROCEDIMENTOS

VAGAS

O concurso é destinado para a seleção de duas (02) vagas para o Programa de Fellowship em Retina e Vítreo do Instituto da Visão IPEPO

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas através do site: www.institutodavisao.org.br, do dia 1º de novembro de 2023 ao dia 11 de dezembro de 2023.
Informações pelo e-mail: secretaria.ensino@institutodavisao.org.br ou WhatsApp 3016-4099.
No ato da inscrição deverão ser anexados, os documentos comprobatórios: CPF, CRM, Título de especialista pelo CBO ou MEC, bem como o comprovante de pagamento da inscrição.

Valor da Inscrição R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais).

Banco Santander (033)
Agência 0212 
Conta Corrente 13005409-3
CPNJ: 67.187.070/0001-71


REQUISITOS

  1. Ser médico oftalmologista com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e/ou Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
  2. Possuir registro efetivo ou provisório no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).
  3. Possuir ou apresentar nos primeiros 3 meses do programa o Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia/AMB e/ou Comissão Nacional de Residência Médica/MEC.


PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo será composto de prova teórica com questões de múltipla escolha em Oftalmologia Geral, prova teórico-prática com questões dissertativas sobre imagens em Retina, entrevista com análise de currículo e prova de aptidão prática em simulador cirúrgico.

Detalhes do processo seletivo (datas, locais, prazos) estarão especificados em outras fontes disponibilizadas em meios de comunicação públicos (internet e redes sociais do IPEPO).

CONVOCAÇÃO E MATRÍCULA.

Os candidatos aprovados e convocados de acordo com o número de vagas disponíveis deverão comparecer à sede do Instituto da Visão – IPEPO, situado à Rua Borges Lagoa 1083, 13º andar, para efetuar a matrícula, apresentando os seguintes documentos:

  • 2 fotos 3×4.
  • Original e xérox autenticado da Carteira de Identidade.
  • Original e xérox autenticado do CPF.
  • Original e xérox autenticado do diploma de medicina ou declaração de conclusão do curso e título de especialista pelo CBO/AMB e/ou CNRM/MEC.
  • Original e xérox autenticada da Carteira do CRM.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS:

O Programa de Fellowship em Retina e Vítreo do Instituto da Visão – IPEPO será realizado em suas unidades próprias e naquelas em que existam parcerias privadas, municipais, estaduais ou federais, com duração de dois (02) anos com atividades teóricas e práticas relativas à subespecialidade oftalmológica de Retina e Vítreo.


8. MATRÍCULA:

O candidato pagará taxa de matrícula no valor de R$ 1.500,00 (Hum Mil e Quinhentos Reais) por ano de fellow.

Baixar Edital Resumido