IPEPO NO MUTIRÃO DO DIABETES EM ITABUNA – IPEPO – Instituto da Visão

IPEPO NO MUTIRÃO DO DIABETES EM ITABUNA

O grande sonho de ver os alunos fazerem mais e melhor que os professores é representado pelo Dr. Rafael Andrade. Ele aprendeu rápido nos Mutirões de Diabetes iniciados há 20 anos na Escola Paulista de Medicina (EPM) e Instituto da Visão – IPEPO, com os oftalmologistas Dr. Paulo Henrique Morales, Dr. Michel Farah e por mim.
Nestes últimos 15 anos, o Dr. Rafael vem conseguindo realizar um movimento fantástico, divulgando a problemática e a solução para muitas das complicações da diabetes, inclusive a cegueira, atendendo à população pelo SUS. Dr. Rafael recebeu, anos atrás, a Medalha de Ouro Moacyr Álvaro, e vem honrando essa medalha, a cada ano.
O grupo da EPM que segue participando de tudo, sob a liderança do Dr. Paulo Henrique Morales, fica muito feliz em ver tantos colegas envolvidos de diferentes lugares. A responsabilidade social do médico é enorme, principalmente no Brasil. Não há desculpa para não agir. Dr. Rafael é um gigante, bem como o grande número de colegas que lá estão”, relata Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., presidente do IPEPO e Professor Titular de Oftalmologia da EPM/UNIFESP.

Mutirão do Diabetes de Itabuna surgiu a partir da experiência vivenciada pelo Dr. Rafael Andrade durante seu curso de Especialização em Retina e Vítreo, feito no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, quando teve a oportunidade de participar das Campanhas de Retinopatia Diabética realizadas pelo Instituto da Visão – IPEPO. Esta foi a sua inspiração para começar o projeto na cidade de Itabuna, no interior do Nordeste Brasileiro, em 2004. Este projeto piloto transformou-se, ao longo dos anos, na maior Campanha de Combate ao Diabetes no Brasil, um grande modelo multidisciplinar de avaliação integrada das complicações do diabetes, com a participação de toda a comunidade. A Campanha contempla a realização de procedimentos médicos especializados, como exame de fundo de olho, do pé diabético, avaliação renal e cardiológica e, em casos mais graves, tratamento de retina com lazer, além de disponibilizar também uma grande Feira Educacional Multidisciplinar com serviços para mais de 15 mil pessoas, durante o evento.

Segundo o Dr. Rafael Andrade, doutor em Ciências Visuais pela EPM/UNIFESP e superintendente médico do Hospital Beira Rio, de Itabuna (BA), o Instituto da Visão vem sendo, ao longo de todos esses anos, um importante parceiro nos Mutirões de Itabuna, pois, além do importante apoio institucional, contribui com a participação de vários especialistas em retina e com a experiência em campanhas de retinopatia diabética, fundamentais na realização dos exames de aproximadamente 2 mil diabéticos em cada projeto.“O início de tudo o que fazemos com tanto orgulho no Mutirão do Diabetes de Itabuna veio com uma coisa chamada “o poder do ensino”, que tive a honra de aprender e me apaixonar, pela mobilização e atendimento de muita gente, nos famosos Mutirões do Olho Diabético, realizados na minha segunda casa, a Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Meus agradecimentos ao idealizador de toda esta história, Dr. Rubens Belfort Jr., meu grande farol na Oftalmologia, meu amigo, irmão e Professor, com quem aprendi que é possível ver além do alcance e que mudar o mundo é mudar a vida das pessoas, a quem tenho a honra de ter ao meu lado nesses mutirões, com essa equipe maravilhosa, para examinar milhares de pessoas que tanto precisam”, declara Dr. Rafael Andrade