JUNTOS CONTRA A TOXOPLASMOSE – IPEPO – Instituto da Visão

JUNTOS CONTRA A TOXOPLASMOSE

Parceria do Instituto da Visão – IPEPO com o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina / Unifesp, contou com o apoio pessoal do Prof. Dr. Mauro Campos, chefe do Departamento, do Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., presidente do IPEPO, e com o trabalho e empenho dos oftalmologistas Dr. João Rafael Dias e da Dra. Aline Reetz Conceição, que realizaram exame oftalmológico completo e um exame chamado Retcam ou retinografia de grande angular, com o objetivo de foto-documentar as lesões oculares das crianças afetadas pela Toxoplasmose em Santa Maria (RS).

Esse exame torna possível a documentação das lesões oculares, auxiliando na comparação do pré e do pós-tratamento. Também auxilia profissionais da área da saúde a trabalharem a visão residual da criança. Além disso, pode identificar lesões oculares não percebidas no exame clínico, facilitando no acompanhamento futuro.

O equipamento contempla uma câmera que obtém fotografias e vídeos em tempo real da retina acometida. Em clínicas particulares, o exame pode custar R$ 1.000,00, mas neste atendimento, foi oferecido sem custo. Segundo o Dr. João Dias, “o equipamento pode ser usado em adultos, mas é bastante específico e adequado para uso em crianças pequenas. As imagens têm ótima resolução e são ricas em detalhes, sendo especialmente útil para acompanhamento de lesões reativadas, já que crianças pequenas não informam a visão”.

Durante o surto de toxoplasmose em Santa Maria que durou de abril a novembro de 2018 e não teve a causa definida, foram registrados oficialmente 902 casos da doença. Destes, cerca de 180 gestantes foram expostas à toxoplasmose durante a gestação e 25 bebês nasceram com toxoplasmose congênita, sendo que 18 apresentaram lesões oculares. Apesar do surto ter sido declarado pelas autoridades como oficialmente encerrado, novos casos seguem surgindo, em média de 5 a 6 por mês.

Agradecemos a empresa Advance Vision, de São Paulo, em nome da equipe médica e dos profissionais de saúde envolvidos nessa ação voluntária, que foi matéria do site de notícias G1 e pode ser assistida ao clicar na imagem abaixo: