NOVIDADE NA ZONA LESTE – IPEPO – Instituto da Visão

NOVIDADE NA ZONA LESTE

Desde dezembro de 2002, o Instituto da Visão – IPEPO vem atuando fortemente no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na Zona Leste da cidade de São Paulo. Inicialmente, o atendimento era realizado no Hospital Alípio Correa Neto, conhecido como Hospital de Ermelino Matarazzo, uma região de 3,5 milhões de habitantes, com 2 pronto socorros de oftalmologia, mas nenhum ambulatório desta especialidade na época.

Nos anos seguintes, mais 5 outros ambulatórios foram criados na região, gerando uma demanda de exames oftalmológicos específicos. Com base na demanda gerada, em 2007 o IPEPO instalou um Centro Diagnóstico (CD) dentro do Ambulatório Tito Lopes, em São Miguel para dar suporte a todos os serviços oftalmológicos da região, com capacidade de resolubilidade de 93% dos casos na própria Zona Leste,  aberto exclusivamente para exames diagnósticos.

O CD permaneceu com essa configuração até 2015, quando a unidade passou a ser Ambulatório Hora Certa São Miguel e o IPEPO passou a  a realizar também consultas e cirurgias. Houve a ampliação do convênio com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, o que permitiu ao Instituto da Visão – IPEPO, participar do projeto dos Ambulatórios de Especialidades Hora Certa.

Com essa nova configuração, o plano de trabalho contemplava a realização de 3.000 consultas e 350 cirurgias de catarata/mês. Assim, foram realizadas mais de 30.000 consultas oftalmológicas e aproximadamente 2.400 cirurgias de catarata naquele ano.

O projeto da unidade própria em Itaquera promoveu investimentos externos para a região, que concentra famílias em situação social vulnerável. Por isso, também houve respaldo para o estudo epidemiológico das causas de cegueira, pela Organização Mundial de Saúde.

Tem sido assim na Zona Leste desde então.

Há aproximadamente 02 anos, com a troca da administradora do ambulatório Hora Certa, foram iniciadas tratativas para que o Instituto da Visão – IPEPO deixasse o Hospital Hora Certa, porém permanecesse na região prestando atendimento àquela população. Para o IPEPO, com certeza, mais um desafio, estabelecer nova unidade própria na Zona Leste, uma importante oportunidade de crescimento.

Nesse período, houve uma variação positiva nos resultados da Unidade São Miguel Paulista em relação aos anos anteriores, muito próximo da impressionante marca de 100.000 atendimentos em um ano, o que reforça a importância da nova unidade.

A chamada pública foi habilitada em 2018 e o novo Convênio iniciou sua vigência em 01/07/2020. Esse convênio marca a fusão das Unidades I e II do SUS Instituto da Visão – IPEPO – Vila Carmosina, Itaquera, na Zona Leste e o  término das suas atividades no Ambulatório Hora Certa São Miguel. Uma emocionante cerimônia de confraternização, conduzida pela equipe da Enfermeira Vera Maia, marcou o encerramento de um ciclo de mais de 05 anos em São Miguel, para iniciar outro, agora na Vila Carmosina em Itaquera e, assim, continuando o legado SUS Instituto da Visão – IPEPO, na Zona Leste de São Paulo.