O INOVADOR SETOR DE RETINA DO IPEPO – IPEPO – Instituto da Visão

O INOVADOR SETOR DE RETINA DO IPEPO

Nesta edição, quem conversa conosco é o Dr. Renato Magalhães Passos. Médico oftalmologista, ele concluiu toda a sua formação em Oftalmologia, especialização em Retina e Vítreo e Doutorado pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, e atualmente coordena o Setor de Retina do Instituto da Visão – IPEPO na Unidade Vila Clementino, onde atua ativamente desde 2011.

“Agradeço, em nome do Instituto, pela oportunidade de participar do corpo clínico e contribuir com o seu crescimento ao longo dos últimos 10 anos. Conversaremos nesta série sobre todas as atividades que o Setor de Retina exerce, inserido na missão do IPEPO de buscar sempre a excelência nas suas três esferas de atuação: assistência, pesquisa e ensino. Aqui, todos – pacientes, colaboradores, alunos, estagiários, médicos parceiros e do corpo clínico – têm o papel de protagonistas.”, declara o Dr. Renato.


ASSISTÊNCIA

Aparelhos e exames

O Setor de Retina do IPEPO conta com um arsenal extenso e diversificado de aparelhos e exames de última geração, capazes de promover o diagnóstico das mais diversas doenças e condições oculares. São 4 modelos de OCT (tomografia de coerência óptica), incluindo o último lançamento do mercado – Solix® Optovue – com a inovadora tecnologia de Angiografia por OCT, método não invasivo que permite a observação dos vasos da retina e coroide sem a utilização de contraste, o que significa economia de tempo, custos, insumos e ainda exclui o risco de reações adversas comuns com o uso do contraste de fluoresceína. Retinógrafos digitais acoplados com OCT e autofluorescência (Triton® Topcon) permitem a aquisição de imagens multimodais, novamente economizando tempo e recursos. Um dos mais requisitados é o retinógrafo/angiógrafo com tecnologia de grande angular ou panorâmica (Califórnia® Optos), que permite a documentação de um campo amplo – 200° ou 80% do fundo de olho – com um único clique. Este é só o começo. Para ampliar ainda mais o escopo do seu parque diagnóstico, o IPEPO pretende adquirir em breve um microperímetro de última geração, que poderá agregar em casos específicos ou protocolos de pesquisa.

Fig. 1. A) Angiografia por OCT, montagem feita no Solix® Optovue sem utilização de contraste, demonstrando quadro de retinopatia diabética proliferativa com isquemia retiniana. B) Scan de OCT linear, medindo 16mm feito no Solix®, mostrando anatomia do vítreo, retina, coroide, esclera e disco óptico em alta resolução. C) Retinografia e autofluorescência panorâmicas feitas no Califórnia® Optos, registrando o segmento posterior em quase sua totalidade com um único clique.


Novas tecnologias em terapia a LASER para as doenças retinianas

O IPEPO mantém parceria com a empresa francesa Quantel Medical, referência mundial no segmento de lasers e equipamentos médicos, iniciada com a UNIFESP em meados de 2014. O Aparelho em questão – EasyRet® 577nm – representa o que há de mais moderno em tecnologia de laser para o tratamento das patologias retinianas: retinopatia diabética, oclusões vasculares, edema de mácula, coriorretinopatia serosa central, entre outras. Além da técnica tradicional de fotocoagulação com disparos individuais, ele possibilita outras funções, como distribuição de laser em multidisparos e fotoestimulação com laser sublimiar (micropulsado), que otimizam o tratamento, provocando menos danos colaterais. O comprimento de onda amarela (577nm) também oferece algumas vantagens interessantes. O próximo passo do IPEPO é adquirir um aparelho mais portátil, de comprimento de onda verde (532nm), para oferecer outra opção aos médicos colaboradores e parceiros e possibilitar o transporte do aparelho quando requisitado (tratamento de bebês em maternidades, centros cirúrgicos, campanhas remotas etc.).


Tratamento antiangiogênico e cirurgias vitreorretinianas acessíveis para todos

O tratamento com injeções intravítreas de medicamentos antiangiogênicos significou um avanço tremendo no manejo de diversas patologias oculares desde que foi popularizado em meados dos anos 2000, especialmente a Degeneração Macular Relacionada à Idade, membrana neovascular sub-retiniana, edemas maculares secundários a diabetes, oclusões vasculares, uveítes e outras. A cirurgia vitreorretiniana é outra ferramenta que evoluiu bastante e que oferecemos aos nossos pacientes e aos médicos parceiros nos centros cirúrgicos do Instituto da Visão, com toda a tecnologia de ponta (microscópio Leica® de última geração, vitreófago Constellation® e sistema de visualização 3D – Ngenuity® Alcon). Um fator limitante destes tratamentos ainda nos dias atuais é frequentemente o alto custo e pouca acessibilidade por certas camadas da população desprovidas de plano de saúde. O IPEPO, por meio de parcerias com empresas de promoção à saúde e entes públicos, como prefeituras e hospitais de autarquias estaduais, consegue oferecer estes tratamentos de ponta a quem mais precisa, com custos otimizados e prestados por equipe de altíssimo nível de formação e capacidade técnica.


Nas próximas edições, continuaremos conversando com o Dr. Renato Magalhães Passos sobre os dois outros pilares que são igualmente importantes e encontram-se em franca ascensão no IPEPO: Pesquisa e Ensino em Retina.