O SETOR DE RETINA DO IPEPO – Parte II – IPEPO – Instituto da Visão

O SETOR DE RETINA DO IPEPO – Parte II

Nesta edição, continuamos o bate-papo com o Dr. Renato Magalhães Passos, doutor em Oftalmologia e Ciências Visuais e especialista em Retina e Vítreo pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Ele atualmente coordena o Setor de Retina do Instituto da Visão – IPEPO na Unidade Vila Clementino, onde atua ativamente desde 2011.

Na edição anterior, conversamos sobre as atividades de assistência prestadas no Instituto, oferecendo tratamentos acessíveis à população em todas as esferas (SUS, parcerias, convênios e privados), além de apresentarmos o centro diagnóstico e terapêutico em Retina, que temos disponíveis para os médicos da casa e parceiros. Agora, vamos conhecer melhor como o IPEPO vem inovando nas áreas de Ensino e Pesquisa, com ênfase na subespecialidade de retina, diagnóstico por imagem e segmento posterior.


ENSINO

Fellowship em Retina e Vítreo

Em meados de 2016, diante do crescimento das atividades do Instituto, os Drs. Rubens Belfort Jr. e Michel Farah perceberam a oportunidade de ampliar a esfera de atuação na área de ensino. Contratos com a Prefeitura e o Estado de São Paulo passaram a incluir um número crescente de cirurgias e procedimentos em retina. Surgiu então a oportunidade da criação do fellowship em Retina e Vítreo. A parceria sólida com os Drs. André Maia e Maurício Maia também permitiu conciliar a parte assistencial e um bom volume de cirurgias SUS, com as atividades acadêmicas e de pesquisa proporcionadas por todos esses médicos de renome internacional.

Assim, em 2017 foi realizado o primeiro concurso de fellow, com previsão de 2 anos e 10 períodos semanais de atividades, entre ambulatórios, cirurgias e pesquisa, divididos entre os diversos centros sob coordenação do IPEPO e instituições parceiras. Atualmente, os rodízios ocorrem nas unidades Vila Clementino, Várzea do Carmo, Itaquera, Centro Oftalmológico São Paulo (sob supervisão do Prof. Michel Farah), Retina Clinic (Dr. André Maia) e estágios rotativos em maternidades (Dra. Nilva Moraes) e na clínica HOOP, em Assis/SP (Dr. Maurício Maia). Entre as principais vantagens do nosso fellow, estão: a diversidade de locais de atuação, perfis variados de pacientes e patologias e o contato próximo com preceptores de altíssimo nível, com forte incentivo à pesquisa, produção acadêmico-científica e possibilidades de aperfeiçoamento e pós-graduação. Este ano, enviamos nosso 3º médico consecutivo para um estágio clínico-cirúrgico na clínica Centre Monticelli Paradis D’Ophtalmologie em Marselha, França, sob supervisão do Dr. François Devin, amigo de longa data do Dr. Michel. Também temos três fellows matriculados no Doutorado pela UNIFESP, além de 100% de conclusão do curso e feedback bastante positivo dos preceptores, bem como dos atuais e ex-fellows.

Foto: Fellows de Retina formados pelo IPEPO, desde 2017. Da esquerda para a direita: Drs. Renato Menezes Palácios, Rodolfo de Lima e Silva, Rodrigo Crispim Dompieri e Denise Pardini Marinho.


Programa de Residência Médica (PRM) em Oftalmologia

A Residência em Oftalmologia do Instituto da Visão mereceria um artigo à parte. Ela existe desde 2017, pela iniciativa do Prof. Rubens Belfort Jr. e capitaneada com maestria pelo Prof. Eric Andrade. No primeiro ano, ela surgiu vinculada a um convênio entre o IPEPO e o governo de Angola, que enviou três médicas daquele país para se aperfeiçoarem conosco, além de uma estagiária brasileira. A experiência foi um sucesso e o PRM vem se aprimorando ano a ano, tendo conquistado o selo MEC/CBO. Inserido no processo de seleção do SUS-SP, pelo 2º ano consecutivo o IPEPO foi a primeira opção dos aprovados em Oftalmologia. O Setor de Retina logo se prontificou a ceder seus ambulatórios e preceptores ao programa de ensino, e os residentes têm uma participação ativa nos dois primeiros anos, auxiliando no atendimento aos pacientes nas unidades Várzea do Carmo, Itaquera e acompanhando os ambulatórios na Vila Clementino, podendo optar pelo rodízio específico no R3, caso se interessem pela especialidade. Este ano, tivemos uma das nossas residentes formadas, que optou por seguir no fellowship de Retina, a Dra. Renata Bertazzi. Parabéns!


PESQUISA

O Instituto da Visão – IPEPO tem a tradição acadêmico-científica em seu DNA, fruto de suas origens vinculadas ao Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e dos currículos de peso de seus diretores e colaboradores, muitos já citados neste texto. O Setor de Pesquisa Clínica atualmente coordena e participa de diversos estudos multicêntricos e próprios, nacionais e internacionais, e já originou diversas publicações, como por exemplo:

  • Marinho PM, Marcos AAA, Branco AMC, Romano AC, Sakamoto V, Matuoka ML, Moraes NF, Roque A, Tierno PFGMM, Ferreira PRA, Mourad WM, Schor P, Farah M, Rosen RB, Belfort R Jr, Moraes Do Nascimento H. COVID-19 Retinal Findings in Patients Admitted to Intensive Care Units and Wards. Ocul Immunol Inflamm. 2021 May 12:1-4. doi: 10.1080/09273948.2021.1912362. Epub ahead of print.
  • Marinho PM, Marcos AAA, Romano AC, Nascimento H, Belfort R Jr. Retinal findings in patients with COVID-19. Lancet. 2020 May 23;395(10237):1610. doi: 10.1016/S0140-6736(20)31014-X.
  • Passos RM, Malerbi FK, Rocha M, Maia M, Farah ME. Real-life outcomes of subthreshold laser therapy for diabetic macular edema. Int J Retina Vitreous. 2021 Jan 9;7(1):4. doi: 10.1186/s40942-020-00268-3.

Entre as diversas linhas de pesquisa já concluídas e em andamento, temos: epidemiologia e tratamento da toxoplasmose ocular, manifestações oculares do Covid-19, inovações no tratamento medicamentoso da DMRI seca e retinopatia diabética, novas estratégias no tratamento a laser das retinopatias, aplicações da Teleoftalmologia, impacto social dos mutirões de catarata na Amazônia, ações sociais de promoção à saúde ocular na periferia da grande São Paulo, entre muitas outras. O IPEPO News já há algumas edições apresenta uma seção específica dedicada à divulgação dos estudos realizados no Instituto, principalmente aqueles em fase de recrutamento. Portanto, os leitores podem sempre conferir como contribuir encaminhando pacientes ou de outras formas.