OBRAS DE ARTE INSPIRADAS NO PROJETO OFTALMOLOGIA HUMANITÁRIA – IPEPO – Instituto da Visão

OBRAS DE ARTE INSPIRADAS NO PROJETO OFTALMOLOGIA HUMANITÁRIA

A artista plástica Anna Jankov recriou o olho humano em 12 obras que revelam a beleza da íris. As camadas sobrepostas em 3D chamam a atenção pela profundidade e perfeição dos detalhes. Segundo a artista, sua inspiração veio da emoção que sentiu ao presenciar a reação das pessoas, após passarem por cirurgias de catarata, realizadas em expedição pela Amazônia. Anna acompanhou os oftalmologistas no Projeto Oftalmologia Humanitária. “Meu intuito é chamar a atenção para esse trabalho maravilhoso que acontece na Amazônia, para que as pessoas procurem informação sobre isso”, declara a artista.

“Numa das cirurgias, senti o milagre da tecnologia e de humanos maravilhosos, quando presenciei o momento em que um paciente, ao abrir os olhos, disse repetidamente: “estou enxergando tudo claro”. A partir daí, fiquei pensando em como eu poderia representar aquele sentimento. Então, surgiu o primeiro olho. Levei ao Prof. Rubens Belfort Jr., comandante da nossa expedição, que elogiou o trabalho, dizendo que estava anatomicamente perfeito”.

A exposição Um Claro Olhar estará aberta à visitação até dia 29 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h, na sede da Associação Paulista de Medicina, à Rua Brig. Luís Antonio, 278 – térreo, São Paulo/SP, com entrada franca. Mais informações: cultural@apm.org.br

Projeto Amazônico Oftalmologia Humanitária foi uma das razões que levaram o Instituto da Visão – IPEPO a ganhar o Prêmio António Champalimaud de Visão 2019, o mais importante reconhecimento da Oftalmologia mundial. O vídeo da premiação e mais informações estão no site do IPEPO: Prêmio António Champalimaud.

Na foto: Rubens Belfort Jr., Fabianne Brandalise, Jean Jankovski e Anna Jankov

Mais informações sobre o Projeto estão disponíveis no PDF abaixo.