OUTUBRO ROSA – ABRA OS OLHOS PARA O CÂNCER DE MAMA – IPEPO – Instituto da Visão

OUTUBRO ROSA – ABRA OS OLHOS PARA O CÂNCER DE MAMA

No Outubro Rosa, o IPEPO apoia e incentiva as mulheres a realizarem os exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre eles, a mamografia, utilizada para a detecção da doença.

Conforme o Instituto Oncoguia, o câncer de mama diagnosticado precocemente aumenta em cerca de 95% as chances de cura. Isso é importante para a saúde feminina, pois, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático.

O histórico familiar e o envelhecimento são fatores de risco que não podem ser alterados, mas outros cuidados são importantes e ajudam a reduzir sobremaneira os índices da doença, como por exemplo, evitar o tabagismo, incluir uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Os autoexames são importantes para a detecção precoce deste tipo de câncer. Fique atenta às alterações e sinais que suas mamas possam apresentar. Um nódulo na mama, secreção com sangue no mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou mama são indícios de que você precisa procurar um médico para a confirmação do diagnóstico e para o tratamento necessário.

O IPEPO aconselha a todas as mulheres a lembrarem da importância do seu autocuidado e da sua saúde.