PROJETO PTERÍGIO E CATARATA EM RONDÔNIA – IPEPO – Instituto da Visão

PROJETO PTERÍGIO E CATARATA EM RONDÔNIA

Distância não é problema para quem quer fazer a diferença

O Projeto Catarata e Pterígio no interior do Estado de Rondônia mostra como é possível promover saúde ocular, mesmo em localidades que ficam a quase 3 mil quilômetros da cidade de São Paulo, como é o caso de Ariquemes e Monte Negro (RO). Esses dois municípios do estado de Rondônia foram alvo de um projeto oftalmológico inovador, com o objetivo de realizar 86 cirurgias de catarata com implante de lente intraocular e 23 cirurgias de exérese de pterígio, junto à população mais carente de atendimento daquela região.

Essa ação voluntária é o fruto de uma parceria firmada entre o Instituto da Visão/IPEPO, a EPM/Unifesp, o Instituto de Ciências Biomédicas 5 (ICB-5) da USP e a Prefeitura Municipal de Ariquemes, com o apoio da ALCON.

Para realizar o Projeto Catarata e Pterígio, foi enviada a Rondônia uma equipe coordenada e orientada pelo Prof. Dr. Eric Pinheiro de Andrade, coordenador do projeto e coordenador de Estágios e Residência Médica do IPEPO, e pelo Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. Foram selecionados 178 pacientes para cirurgia de catarata e 46 pacientes para cirurgia de pterígio.  

O desenvolvimento do projeto é feito por etapas. Primeiramente, os residentes foram a Rondônia para a realização das biometrias, para o cálculo das lentes intraoculares e solicitação dos exames clínicos pré-operatórios. Na segunda semana, são realizadas as cirurgias. Depois, são feitos os pós-operatórios, com início de novos atendimentos e prescrições.

A equipe médica enviada pelo IPEPO ficou no alojamento do ICB-5 da USP, em Monte Negro, com alimentação e transporte fornecidos pela Prefeitura Municipal de Ariquemes, que também forneceu os medicamentos utilizados nas cirurgias. Os equipamentos foram cedidos e instalados pela ALCON, que também forneceu as lentes intraoculares e outros insumos. Os óculos fornecidos novamente pelos nossos grandes parceiros Lupas Leitor e Miguel Giannini Óculos.

Estudantes que fizeram parte do Projeto:

 Residentes do IPEPO: – Amanda Morales de Domênico (R3);- Renata Bertazzi (R2) 
 Fellows do IPEPO: – Bárbara Nazareth Parize Clemente- Nicole Bragantini Larivoir 
 Aluno de Medicina da EPM/UNIFESP: – Kenji Nakahara Rocha