Retrospectiva 2020 – Cursos – IPEPO – Instituto da Visão

Retrospectiva 2020 – Cursos

Faco Refrativa para todos

O curso FACO REFRATIVA PARA TODOS aconteceu nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro no Maksoud Plaza Hotel. Foram 154 inscritos, mais de 60 vídeos apresentados e discutidos por 55 renomados palestrantes de todo o Brasil, nesta que foi a 2ª edição do curso.

O Dr. Lincoln de Freitas foi o idealizador da 1ª edição do Faco para Todos, no final dos anos 1990, quando a ideia básica era ensinar a técnica da facoemulsificação para os cirurgiões que estavam iniciando nessa técnica. Aprender sobre as complicações e como resolvê-las já fazia parte do curso bastante didático, todo feito por meio de vídeos.

Depois de 20 anos, a reedição do curso foi ideia do Dr. Rubens Belfort Jr., presidente do Instituto da Visão – IPEPO, que propôs fazer FACO REFRATIVA PARA TODOS, porque nesta edição o foco esteve na reabilitação visual do paciente e a maioria dos vídeos foram de lentes intraoculares qualitativas especiais e biometria, mantendo técnicas e complicações.

Curso de Oncologia Ocular 2020

MBA em Gestão de Negócios em Oftalmologia

Aos domingos, de 26 de julho a 20 de setembro, on-line e gratuito, aconteceu o curso de Oncologia Ocular 2020, realizado pelo Centro de Oncologia Ocular, pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e pelo Instituto da Visão – IPEPO, com participação dos maiores especialistas em oncologia ocular do mundo. Foram palestrantes professores do IPEPO e da EPM, com participação estrangeira de Dr. Arun Singh e Dra. Carol Shields. Tradução português para inglês, para estrangeiros.

MBA em Gestão de Negócios em Oftalmologia

Instituto da Visão – IPEPO e Faculdade Paulista de Ciências da Saúde se orgulham em titular profissionais da cadeia produtiva em Oftalmologia como “Especialistas em Gestão de Negócios em Oftalmologia”. Foram 15 meses de ensinamento focado no empreendedorismo, desenvolvendo um pensamento sistêmico, que contempla liderança colaborativa, responsabilidade social, inteligência artificial e bioética, estratégias e planos, marketing, protocolos clínicos, teleoftalmologia, processos de apoio, gestão financeira e contábil, finanças pessoais, hotelaria, gestão de conflitos e muitos outros temas relacionados.

Foram 8 meses de convívio em sala de aula com ambiente rico em troca de informações profissionais entre alunos e professores, interrompido pela pandemia. Os meses finais do programa aconteceram com ensino a distância que, surpreendentemente, alunos e professores se adaptaram à sala de aula virtual e à necessidade de muito estudo prévio às aulas.

Os 2 últimos dias de aula, 3 e 4 de outubro, foram dedicados às apresentações de 7 Planos de Negócio em Oftalmologia, em que os grupos de alunos mostraram competência em aplicar todo o conteúdo aprendido no MBA, na criação de Negócios Inovadores em Oftalmologia.

Os professores coordenadores do MBA, Marinho Scarpi e Rubens Belfort Jr., são agradecidos à equipe formada por 41 professores, que desenvolveram as disciplinas do curso com excelência, e aos profissionais do IPEPO, que trabalharam em todos os processos de apoio, destacando-se a Secretária de Cursos Kátia e Júlio César, que deram o suporte técnico ao ensino a distância.