RUBENS BELFORT JR. É ELEITO PRESIDENTE DA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA – IPEPO – Instituto da Visão

RUBENS BELFORT JR. É ELEITO PRESIDENTE DA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA

Em 28 de novembro, ocorreu a eleição para a Diretoria da Academia Nacional de Medicina (ANM) para o biênio 2020-2021, e o Professor Rubens Belfort Jr., eleito, deixa sua marca como 66º presidente da instituição. Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, a Academia é a instituição científico-cultural mais antiga do Brasil, e já teve como Presidentes, outros importantes nomes da Medicina brasileira.

Rubens Belfort Jr., em 190 anos, é o primeiro presidente que reside fora do Rio de Janeiro. A eleição registrou um dos maiores índices de aprovação em eleições da ANM e reafirma o caráter nacional da instituição, que também é reforçado pelo fato de o Acadêmico ser membro de outras importantes instituições científicas nacionais, como a Academia Brasileira de Ciências. Antes de Belfort, o último presidente da ANM a ser membro das duas instituições foi o Dr. Olympio Oliveira Ribeiro da Fonseca, que presidiu entre os anos de 1961 e 1963. Eleito como Membro Titular em fevereiro de 1999, Rubens Belfort é Professor Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, é Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República e cientista nível 1-A do CNPq.

A solenidade de posse da nova Diretoria está agendada para o dia 3 de março de 2020.

A seguir, a composição da nova diretoria: Rubens Belfort Mattos Jr. (Presidente), José Galvão-Alves (1º Vice-Presidente), Omar da Rosa Santos (2º Vice-Presidente), Ricardo Cruz (Secretário-Geral), Carlos Eduardo Brandão Mello (1º Secretário), José Horácio Aboudib Jr. (2º Secretário), Oswaldo Moura Brasil (Tesoureiro), Milton Meier (1º Tesoureiro), Manassés Claudino Fonteles (Orador), Carlos Alberto Basílio (Diretor de Biblioteca), Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro (Diretor de Arquivo), Giovanni Cerri (Diretor de Museu), José Osmar Medina (Presidente da Secção de Medicina), José Camargo (Presidente da Secção de Cirurgia) e Marcello Barcinski (Secção de Ciências Aplicadas à Medicina).

Na foto: Acadêmicos Francisco Sampaio, Carlos Paiva Gonçalves Filho e Rubens Belfort Jr., durante o coquetel realizado após a eleição.