SEIS ANOS DE MUITO APRENDIZADO – IPEPO – Instituto da Visão

SEIS ANOS DE MUITO APRENDIZADO


Esta edição do IPEPO News apresenta a trajetória da Enfermeira Vera Lúcia da Silva Maia, desde que se tornou colaboradora do IPEPO. Saiba como ela aproveitou as oportunidades no trabalho para seu crescimento profissional e pessoal.

Enfermeira Vera, conte um pouco da sua história no Instituto da Visão – IPEPO.

“Em 16 de março de 2015, fui contratada para trabalhar no Instituto da Visão – IPEPO. Iniciei como enfermeira administrativa no Tito Lopes – Hora Certa de São Miguel Paulista, para ser responsável pelo Ambulatório. Logo percebi o comprometimento da equipe, que além de capacitada e altamente treinada, podia contar com equipamento e material cirúrgico de ponta, o que possibilitava desenvolver um trabalho sólido, seguro e humanizado. Assim começou a minha história no IPEPO.

Quando observei que eu tinha tudo isso, além do apoio do Dr. Paulo Henrique Morales e da Superintendente Simone Paim, concluí que caberia a mim e aos coordenadores, Dr. Fernando Drudi e Dr. Gustavo Torres, desenvolvermos um trabalho diferenciado para aquele espaço e aquela estrutura. E foi o que fizemos. Trabalhamos no sentido de criarmos uma forte parceria com os colaboradores da Prefeitura, Gerência e Coordenadoria da Zona Leste, em que não havia distinção de trabalhos, era uma colaboração mútua e envolvente, pela qual podíamos prestar um excelente serviço ao paciente, com segurança.

Eu sempre levo em conta que todo trabalho tem início, meio e fim. O “fim”, na verdade, é o começo de uma nova vida que o paciente resgata, após o trabalho dedicado, desempenhado pelos médicos do IPEPO. Tratamentos cirúrgicos de catarata ou a vitrectomia ou exames como o Laser, são tidos como referência para uma qualidade de vida que é devolvida ao paciente.”

Quais mudanças esse desafio lhe proporcionou?


“Foi desafiador ter aceitado um trabalho tão grandioso e tão necessário. Aprendi que não devemos deixar as oportunidades passarem, mesmo tendo dúvidas da nossa capacidade. Aprendi que sempre faremos questionamentos (será que vou dar conta?), e que, mesmo a jornada sendo desafiadora, podemos SIM dar conta, desde que, sejamos humildes e contemos sempre com a ajuda dos outros. Assim aprendi que não construímos nada sozinhos.

Sobre as oportunidades que sugiram na sua vida desde que entrou no IPEPO, o que você tem a dizer?

“Todas as oportunidades são sempre bem-vindas e bem lembradas e tenho sempre gratidão! Em especial às campanhas que o IPEPO realizava no Hora Certa de São Miguel, campanha para atendimento às crianças, com 700 crianças, para refração ou outras patologias, campanha para avaliação e tratamento cirúrgico de catarata senil, em que realizávamos em torno de 800 atendimentos por dia. Ressalto aqui a oportunidade que tive de apresentar um trabalho sobre a utilização correta dos colírios, na Johnson & Johnson, ao lado do Dr. Fernando Drudi, a convite do Professor Eric Andrade.

Verdade que você fez três cursos de pós-graduação desde que foi contratada?

“Sim, na realidade foram quatro cursos de pós-graduação lato senso: Saúde Pública, na UNIFESP; Gestão Hospitalar, na Uninove; Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado (CME) e Licenciatura na Universidade Brás Cubas.

Qual seu maior incentivo para estudar?

Gosto de pesquisa, e as descobertas nos abrem fronteiras. Quem aprende nunca envelhece, está sempre evoluindo, e em cada ciência que me matriculei, aprendi algo novo. Um exemplo foi na graduação de Gestão Hospitalar. Aprendi tanto sobre direito civil, que hoje posso com segurança lidar com questões pertinentes, que acontecem no dia a dia. Além disso, conto também com o apoio da minha filha Marcela, de 16 anos, e da minha família, que as vezes me acha um pouco exagerada, mas vem sempre com uma palavra de carinho.

Quais são suas expectativas diante da reforma que o Instituto da Visão – IPEPO está fazendo na Unidade da Zona Leste?

“A expectativa para a inauguração é grande. Na minha opinião, será um marco para uma nova era do IPEPO. Teremos uma nova unidade, ampla e própria, que dará seguimento ao atendimento à população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Zona Leste. Vamos trabalhar com a mesma seriedade e zelo, vamos manter e fortalecer as nossas parcerias, em meio ao desafio do volume que esperamos atender pós-pandemia.”