Sinais Vitais mostra os avanços da medicina para recuperar a visão – IPEPO – Instituto da Visão

Sinais Vitais mostra os avanços da medicina para recuperar a visão

O episódio apresentou as principais causas de cegueira reversível e os caminhos para que os pacientes consigam voltar a enxergar. A falta de óculos juntamente com a catarata são as principais condições que impossibilitam as pessoas de ver adequadamente.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os dois problemas, facilmente tratados, são responsáveis por 74,8% de todos os casos de deficiência visual no país. “É inacreditável que existam pessoas no Brasil que não enxergam por falta de óculos. Vivemos um momento de grande avanço da tecnologia, e as pessoas não têm acesso a algo tão básico”, afirma Kalil.

O programa acompanhou alguns serviços de ponta que atendem pelo SUS e que conseguem devolver a visão aos pacientes.

“Hoje, a gente consegue, com a ajuda de um celular e um técnico de enfermagem, tirar uma fotografia do fundo de olho do paciente em qualquer local e com a ajuda da tele medicina a imagem é enviada para cá e analisada por um médico. Já fizemos 80 mil exames desse tipo pelo SUS. Aí só precisam vir para consulta aqueles pacientes cuja imagem indicou alteração”, conta Rubens Belfort Jr., presidente do IPEPO – Instituto da Visão, ligado à Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.

Fonte: CNN Brasil