TELEOFTALMOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS – IPEPO – Instituto da Visão

TELEOFTALMOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS

Em tempos em que acessibilidade, facilidade e rapidez são primordiais na área médica, a Teleoftalmologia vem ganhando cada vez mais destaque. Mas, o que é Teleoftalmologia? “É uma modalidade, por exemplo, de atendimento oftalmológico, que se utiliza de um retinógrafo, máquina fotográfica para olho, para a realização de imagens precisas da retina. A partir daí, e por meio de avançados recursos tecnológicos, é possível, pela internet, enviar exames, emitir laudos, fazer diagnósticos, não controle e acompanhar a evolução do paciente. Ou seja, é oferecido atendimento de qualidade, com redução de custos, do tempo de espera e, o mais importante, próximo de onde você mora”, explica o Dr. Paulo Henrique Morales, coordenador do Programa do IPEPO.

A Teleoftalmologia é uma realidade no IPEPO desde 2015, quando foi firmada parceria do Instituto, com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SSESP) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), visando ao atendimento de pacientes hipertensos e/ou diabéticos, em idade superior a 45 anos. Uma equipe médica desloca-se a Unidades Básicas de Saúde (UBS) designadas pela SSESP, próximas às populações mais carentes da periferia da Grande São Paulo, onde são realizadas retinografias.

Nesse Programa, a assistência oftalmológica oferecida pelo IPEPO inicia com a equipe de saúde da Unidade Básica (UBS) do SUS, encaminhando para realização de exames, segue com a cirurgia e pós-operatório, se necessários, e fecha com a doença estável e retorno do cidadão a sua UBS. Aqueles que necessitam de tratamento específico são convocados para atendimento presencial em uma das unidades do Instituto da Visão.

Segundo Diego Farias, auxiliar de exames do IPEPO, “a nossa principal intenção nesse programa é democratizar o atendimento e ajudar aqueles pacientes desavisados do risco que correm, indo onde eles estão”. Diego tem motivação especial para sentir orgulho em fazer parte do Programa de Teleoftalmologia. Sua história no IPEPO começou quando ainda era recepcionista e recebeu um convite para ser auxiliar de exames de Teleoftalmologia. Ele percebeu que aquela era uma oportunidade importante e não desperdiçou. Além da mudança de área e da promoção, o colaborador também é beneficiado com uma ajuda do IPEPO no pagamento das mensalidades da Faculdade de Enfermagem que cursa.

Investir na valorização de seus colaboradores sempre foi um dos compromissos do Instituto da Visão. Quando esse investimento encontra colaboradores engajados com os valores do Instituto, o resultado é sempre positivo e todos ganham com isso, principalmente o paciente.

Equipe Teleoftalmologia IPEPO:

  • Aristofanes M. Canamary Jr. – Médico Oftalmologista
  • Bruna Andrade – Médica Oftalmologista
  • Camila Mendes – Médico Oftalmologista
  • Camila Rocha – Técnica de Captação
  • Claudio Renato Garcia – Médico Oftalmologista
  • Diego Farias – Auxiliar de Exames
  • Eduardo Sarraff – Médico Oftalmologista
  • Elisabeth Ting – Analista Administrativo
  • Elmar Torres Neto – Médico Oftalmologista
  • Fernando Malerb – Médico Oftalmologista
  • Paulo Henrique Morales – Coordenador do Programa
  • Renato Passos – Médico Oftalmologista
  • Sonia Oliveira – Técnica de Captação